Tomador de decisão: O político

O tomador de decisão Político é aquele que está sempre por dentro do que está acontecendo e parece ter uma habilidade nata de transformar experiências passadas em suposições precisas para decidir quais são as melhores maneiras de se atingir um objetivo organizacional.

Os Políticos tomam decisões intuitivas rápidas para maximizar retornos ao longo do tempo. Achou parecido com a descrição do Jogador de Xadrez? Nem tanto. Diferentemente do Jogador de Xadrez, que visa evitar ameaças e adota uma abordagem tática para alcançar a vitória, funcionários Políticos dependem de uma visão global das opções estratégicas disponíveis para apoiar seu estilo de julgamento.

O padrão de tomada de decisão desses indivíduos inclui um alerta único de oportunidades com potencial de gerar avanços para suas agendas estratégicas. O Político tende a focar na capitalização de ganhos e consideram como apostar suas vitórias ao longo do tempo.

O Político no mercado

Esses indivíduos são bons em pensar de forma holística e fora da caixa para capitalizar oportunidades de longo prazo. Porém, não são tão bons em resolver problemas imediatos e priorizam qualidade ao invés do pragmatismo.

As habilidades do Político são úteis em contextos de alto grau de ambiguidade. Por exemplo, empresas com estratégias de crescimento agressivas, mas com uma estrutura organizacional plana ou flexível; equipes com trabalhos em que é necessária uma mentalidade “de olho no prêmio”; locais ou indústrias em que o objetivo é claro, mas o caminho não (empresas de consultoria estratégica, organizações focadas em serviços de pós-venda, ou posições que exijam uma perspectiva mais precisa).

No entanto, eles precisam manter um foco balanceado em potenciais ameaças, prevendo cenários improváveis a longo prazo em que suas ideias possam não funcionar. Para isso, precisam se unir indivíduos orientados por dados.

Um time de liderança pode ganhar insights valiosos incluindo um Político em uma sessão de brainstorming para desenvolver um planejamento de longo prazo ou um projeto que necessite de alguém para manter os outros em movimento durante tempos de ambiguidade e convencê-los dos méritos de sua visão, especialmente se a equipe evita ameaças excessivamente ou é muito orientada por dados ou tática.

Há um Político na sua empresa?