Se você já conheceu alguém que facilmente deixa de lado os ganhos a curto prazo para observar um oponente estratégico para ganhar a longo prazo, você não está sozinho. É difícil imaginar que um interesse insaciável em maximizar ganhos possa atrapalhar a habilidade de uma pessoa de ser bem sucedida.

Algumas pessoas tomam decisões para minimizar ameaças à sua situação futura. Elas baseiam suas escolhas em considerações estratégicas e experiências pessoais passadas, e seu mindset é orientado de maneira que permita a eles pensar vários movimentos a frente. Esse é o Jogador de Xadrez.

Esses indivíduos confiam mais na intuição para fazer seus julgamentos e são preparados para aceitar perdas de curto prazo para ganhar o jogo a longo prazo. Com o entendimento de que o sucesso pode levar tempo, os jogadores de xadrez tentam detalhar o contexto apropriadamente. Eles valorizam o pensamento “fora da caixa”, tomam decisões e seguem em frente, mantendo o registro de decisões passadas para melhorar as decisões futuras.

O Jogador de Xadrez no mercado

O Jogador de Xadrez é bom em tomar decisões holísticas e abrangentes, e em articular uma forte posição defensiva para minimizar riscos e ameaças. Por outro lado, esses indivíduos não são tão bons em situações em que são necessárias decisões rápidas para ganhos imediatos.

O conjunto de habilidades do Jogador de Xadrez é mais utilizado em contextos de competições de alto grau de persistência, em indústrias que mudam rapidamente, e em empresas que valorizam, acima de tudo, a inovação, a tolerância à ambiguidade e a perspicácia estratégica em seus líderes (empresas em expansão global em mercados consistentemente voláteis, por exemplo). Porém, vão precisar se unir a indivíduos orientados por dados para prestar apoio aos seus posicionamentos, especificamente se procuram obter apoio de outros membros da empresa para suas ideias.

Ao incluir o Jogador de Xadrez em um planejamento corporativo para vários anos ou em um que introduza uma mudança drástica, a liderança pode ganhar insights de valor inestimável, especialmente se o time é bastante focado em recompensas, orientado por dados ou tático.

Há um Jogador de Xadrez em sua empresa?