Sinais de que você está em um ambiente de trabalho tóxico

Como saber se você trabalha em um ambiente tóxico? Apesar de parecer uma pergunta fácil de responder, algumas pessoas hesitam em responder ou ficam na dúvida. Nem sempre um ambiente de trabalho tóxico é simples de ser identificado ou tem uma placa indicando que este não é um bom lugar para se trabalhar. Muitas vezes, quem já está inserido na equipe há algum tempo acaba não percebendo que o ambiente se tornou tóxico e o seu desempenho já não é tão satisfatório como antes.

Porém, os reflexos de um ambiente de trabalho tóxico começam a ser notados na sua vida pessoal e no seu próprio bem-estar. A partir do momento em que você nota que o seu trabalho está prejudicando sua qualidade de vida, deixando você mais estressado e ansioso do que o normal, é recomendado fazer uma avaliação geral da sua carreira e a empresa para a qual trabalha. Confira, abaixo, os principais sinais de que o seu ambiente de trabalho não é bom e está dificultando seu crescimento pessoal e profissional.

Quando o trabalho prejudica seu bem-estar

Problemas para dormir, nível de ansiedade acima do normal, estresse, entre outros. Esses são alguns dos sinais mais perceptíveis de um ambiente de trabalho tóxico. Se a rotina do trabalho não está agradável, é comum acumular frustrações e estresse, o que acaba refletindo diretamente na qualidade de vida do profissional e suas relações com a família e amigos.

Sua performance sofreu queda considerável

Entre os primeiros sinais que indicam que você está em um ambiente de trabalho tóxico está a perda da motivação. Você já não acorda tão disposto quanto antes, e seu desempenho no trabalho não está satisfatório. O alto nível de estresse começa a prejudicar sua habilidade de realizar suas tarefas com excelência e os resultados já não são tão positivos como eram.

Você começa a se transformar em um babaca

Algumas empresas tem um ambiente de trabalho tão tóxico que chega a ser contagioso e contamina até os funcionários mais engajados e motivados.

Este é um dos piores cenários para um profissional, se transformar no tipo de pessoa que um dia abominou. E isso acontece gradativamente, de maneira sutil, começando com algumas atitudes pontuais até dominar toda a personalidade.

E como se proteger dos efeitos de um ambiente de trabalho tóxico?

Trabalhar em um ambiente tóxico não deve ser considerado normal, e a demissão não é a única saída para esse problema. Há maneiras de lidar melhor com esse tipo de situação e não deixar com que o ambiente prejudique sua vida pessoal e profissional.

Se você acredita que a sua empresa seja um bom lugar para desenvolver sua carreira, vale a pena tentar melhorar o ambiente de trabalho e sugerir pesquisas de clima organizacional para criar estratégias que deixem o ambiente de trabalho mais agradável. Fale com seu chefe sobre a importância de melhorar o clima organizacional para gerar bons resultados para a empresa.

Além disso, trabalhar para que haja mudanças no clima organizacional da empresa não significa que você deve se concentrar apenas nisso. Priorize seu bem-estar, foque no seu crescimento profissional e não deixe questões do trabalho afetarem negativamente sua vida pessoal.

O estresse causado por um ambiente de trabalho tóxico é um problema grave e pode causar sérios danos a sua saúde. Saiba mais sobre esse assunto no e-book O stress está matando você que aborda as causas do alto nível de estresse, tanto para os funcionários como para a empresa.