Sete sinais de que você é um líder que as pessoas querem seguir

As avaliações de desempenho de uma chefia não são sempre fáceis, seja por não se saber como determinar a performance ou sobre as incertezas do que pode ser feito para avançar. A alternativa mais evidente seria pedir um feedback dos superiores, mas por onde começar?

 

Veja abaixo alguns dos sinais que você deve levar em consideração para ser considerado um líder ao qual todos gostariam de seguir.

 

 

  1. Você é uma pessoa positiva

Pesquisas indicam que pessoas felizes se tornam líderes mais efetivos, uma vez que eles são melhores para inspirar e motivar sua equipe e os estimular intelectualmente.

Além disso, dados acadêmicos mostram que a positividade é um recurso de liderança mais efetivo do que a extroversão – um truque de personalidade que é normalmente associado a líderes de sucesso.  A forma como a pessoa influencia o humor ao seu redor pode ser levado em consideração no momento de se selecionar novos líderes no futuro.

 

  1. Você não tem medo da mudança

Estudo elaborado pela consultoria Zenger/Folkman junto a mais de 65 mil líderes mostra que os gerentes mais novos são vistos como mais eficazes ante seus colegas de mais idade, justamente pelo fato de sinalizarem novidades. A pesquisa diz que a relativa falta de experiência dos gestores mais jovens indica que eles estão mais otimistas sobre eventuais mudanças que venham a propor.

 

  1. Você é chato

O termo técnico é “maturidade emocional”, o que representa estabilidade emocional, consciente e agradável. Em artigo escrito no Harvard Business Review, o CEO da Hogan Tomas Chamorro-Premuzic diz que “os melhores gestores do mundo tendem a ser estáveis ao invés de excitáveis, consistentes em vez de irregulares, bem como educados e atenciosos”.

 

  1. Você mostra integridade

Chamorro-Premuzic explica que a integridade é considerada um componente-chave de uma liderança eficaz. Atuar de forma contraproducente afeta não só sua imagem, como da organização. Um estudo descobriu que os CEOs considerados de alta integridade por seus funcionários apresentaram um retorno multi-anual de 9,4%, e aqueles que não eram vistos como íntegros registaram um percentual de 1,9%.

 

  1. Você trabalha duro

A consciência – ou tendência – a ser organizado e trabalhador é o único grande traço de personalidade que projeta um sucesso constante, logo após a extroversão. Desta forma, pessoas com um grau de consciência mais elevado tendem a se tornar gerentes mais rápido.

 

  1. Você mostra a visão

Outro estudo da consultoria Zenger /Folkman descobriu que a qualidade mais importante de líderes inovadores era a capacidade de descrever sua visão de futuro de forma elucidativa. Segundo a escritora e coach de executivos Suzanne Bates, muitos dos líderes que a procuram mostram-se carentes de visão, ou da capacidade de criar uma imagem do que poderia ser, reconhecer tendências, e visualizar o quadro como um todo. Uma possibilidade de trabalhar essa questão é a chamada “Big Idea”, em que são resumidos conceitos complexos a uma indicação de 25 palavras que venha a mostrar sua visão. A questão se divide entre proposta, resultado e benefício.

 

  1. Respeito aos colegas de trabalho

Estudo publicado na Harvard Business Review mostra que o respeito é o comportamento mais importante para o engajamento dos funcionários. Aqueles que se sentem respeitados pela chefia chegam a ser 55% mais engajados e 1,1 vezes mais propensos a permanecer em suas organizações do que aqueles que não se sentem respeitados – contudo, o estudo mostra que 54% dos trabalhadores consultados pela pesquisa dizem não se sentir respeitados pelos superiores.

 

(Com Business Insider)