Empresas que planejam o futuro investem bastante para engajar os funcionários. Mas será que elas deveriam? Ao longo das últimas décadas, pesquisas científicas mostraram que funcionários engajados cumprem seu trabalho melhor do que os demais e são menos propensos a abandonar a empresa.

O verdadeiro valor do engajamento deveria vir da causalidade e não da correlação.

Afinal, é o engajamento que causa uma performance melhor, ou apenas os funcionários com alta performance são mais engajados?

Surpreendentemente, não há muita evidência empírica para responder essa questão. Para demonstrar a causalidade, os dados de engajamento e de performance deveriam ser recolhidos em diferentes pontos, para testar onde o aumento dos níveis de engajamento contribuiu para aumentar a performance e onde a diminuição do engajamento contribui para diminuir a performance.

Em um dos poucos estudos para examinar essa questão, Ben Schneider e colegas reuniram dados de engajamento e performance de várias das empresas ranqueadas nas 100 melhores empresas segundo a Fortune. O estudo revelou a complexa relação entre o comprometimento e o desempenho. Apesar dos ganhos em engajamento resultarem no aumento da empresa em performance financeira e no mercado, o inverso também é verdade. Ganhos financeiros e na atuação do mercado tendem a melhorar sozinhos certos aspectos do engajamento do funcionário mais do que o investimento promovido pelas empresas em engajamento.

Os resultados sugerem que empresas com funcionários mais engajados podem executar melhor o trabalho, mas ocorre que empresas com alta performance podem gerar funcionários mais engajados simplesmente porque elas são mais bem sucedidas. Quando os negócios vão bem, é possível providenciar aos funcionários melhores pagamentos e benefícios, o que pode resultar em um senso maior de segurança e até o aumento no ego.

Em termos simples, se líderes conseguem ajudar os funcionários e times a desempenhar os melhores níveis de trabalho e ultrapassar suas próprias expectativas, o engajamento se torna o resultado do sucesso.

Com Brw