Saiba como os narcisistas pensam e aprenda e lidar com eles

A melhor forma de lidar com um profissional narcisista é saber como funciona a sua mente e, a partir disso, aprender a conviver com ele. Sabemos que pessoas narcisistas são cheias de si, acreditam (até demais) no seu potencial e se consideram os indivíduos mais importantes da humanidade. Esse perfil de profissional luta para se tornar o centro das atenções e precisa receber elogios e ser admirado o tempo todo. Esses traços podem refletir de maneira bastante negativa no ambiente de trabalho, prejudicando a performance da equipe e até mesmo os resultados da empresa.

O sucesso de uma empresa depende do trabalho de todos os colaboradores igualmente, mas na mente de um narcisista, existe a certeza de que ele é o funcionário mais importante da empresa e seus colegas são apenas coadjuvantes. Ele se sente único e não vê nenhuma possibilidade de alguém ser tão bom quanto ele.

A convivência com esse tipo de pessoa exige muito sangue frio, pois você terá que abaixar a cabeça muitas vezes para evitar conflitos. O narcisista quer que as coisas sejam feitas exatamente como ele pede; caso algo seja feito de forma diferente, a probabilidade de ter problemas com essa pessoa é alta, principalmente se o indivíduo for seu chefe. Pessoas narcisistas também querem que você seja leal a elas, independentemente de qualquer atitude que outros possa recriminar. Muitas vezes, elas não se importam com o sentimento alheio, pelo contrário, consideram sentimento como sinal de fraqueza.

Um dos maiores desafios para quem trabalha com essas pessoas tóxicas é continuar motivado e feliz com o seu emprego. Narcisistas têm o poder de devastar o ambiente e acabar com a autoconfiança dos profissionais que trabalham ao seu redor, pois acreditam ser melhores que qualquer um e não medem esforços para deixar isso claro. Ignorar essas pessoas não é tarefa fácil, mas é a única forma de conseguir permanecer imune a elas. Não deixe que os comentários desses indivíduos interfiram no resultado do seu trabalho e na sua capacidade de executar as tarefas diárias com excelência.

O relacionamento com esse tipo de profissional também é delicado, pois uma de suas principais características é a de ser indiferente às expectativas ou contribuições das pessoas que o cercam. Muitas vezes, o narcisismo vem acoplado à volatilidade emocional, em que um dia poderá se mostrar receptivo e educado, vai conversar normalmente e quase agir como uma pessoa normal. Mas, no dia seguinte, pode ser completamente diferente, agindo como se nunca tivesse conversado civilizadamente com você, e provavelmente não se dando ao trabalho nem de cumprimentá-lo. Mais uma vez, vai depender de você conseguir lidar com essa situação e não deixar que situações como essa atrapalhem seu desempenho e, mais importante, sua saúde física e mental.

Podemos concluir que não existe uma fórmula mágica para lidar com pessoas narcisistas no local de trabalho. A melhor alternativa é permanecer o mais distante possível desses indivíduos e não permitir que as ideias tóxicas eles dominem sua mente.

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