Estudo publicado recentemente na Psychology, indicou o Dr. Robert Hogan, Chairman da Hogan Assessments, como um dos principais psicólogos em várias categorias. Conduzido por Adrian Furnham, professor de psicologia da University College London e da Norwegian Business School, o estudo foi realizado com 101 psicólogos qualificados para nomear a pessoa que consideram o “maior psicólogo vivo”.

Com o objetivo de entender como os psicólogos veem os profissionais da área, o estudo foi feito com base em perguntas que pediram para cada participante responder a questões abertas como “quem é o maior psicólogo de todos os tempos?” e “quem é o maior psicólogo vivo?”. Além disso, os entrevistados foram convidados a classificar os psicólogos em seis categorias diferentes.

Dr. Hogan, que é amplamente conhecido por sua pesquisa inovadora sobre personalidade e como isso se traduz em eficácia organizacional e de liderança, também foi classificado entre os cinco maiores psicólogos de personalidade do mundo. Esse grupo consistia em psicólogos famosos, como Sigmund Freud, Hans Eysenck, Gordon Allport e Carl Jung.

Embora o estudo não vá tão longe a ponto de fornecer informações sobre quais critérios foram usados ​​para fazer essas indicações, os psicólogos listados são altamente reconhecidos por terem dado contribuições significativas para o campo.

“É difícil imaginar um psicólogo moderno que tenha influenciado mais colegas na ciência – ou mais líderes no mundo dos negócios – do que Robert Hogan”, diz Rob Kaiser, presidente da Kaiser Leadership Solutions. “Quando ele começou nos anos 60, a sabedoria convencional afirmava que a personalidade não importava. Graças aos esforços incansáveis ​​de Hogan, todos sabemos a importância da personalidade – e temos as ferramentas para avaliar, selecionar e desenvolver as pessoas certas para os papéis certos pelas razões certas. ”

De acordo com Furnham, os psicólogos participantes acharam esse estudo piloto “desafiador e envolvente”, e isso poderia resultar em um estudo mais sério e sistemático nessa área no futuro