Por Hogan Assessments

Conheça as principais Perguntas & Respostas sobre Humildade:

P: A humildade é influenciada por baixos escores de personalidade em características como reconhecimento, arrogância, poder, hedonismo e comportamento passivo-resistente?

R: Embora a humildade tenha relações moderadas e negativas com relação ao Reconhecimento, Arrogância, traços Passivo-Resistentes, Poder e Hedonismo (respectivamente), não é um composto dessas cinco escalas. A escala de humildade é composta por 20 itens, dos quais 15 são novos. Os 5 itens restantes vêm da subescala Arrogante (exagerada autoconfiança) e Reconhecimento (subescala de Aversões).

P: Os líderes humildes são líderes fracos? Eles podem ser considerados “fáceis de serem levados” no local de trabalho?

R: Liderança humilde não deve ser confundida com liderança fraca. Por exemplo, líderes humildes podem ouvir os outros e considerar pontos de vista alternativos, resultando em uma decisão mais benéfica. Os líderes humildes podem (e devem) demonstrar confiança, demonstrar assertividade e estabelecer uma visão clara para a organização.

P: Todos os líderes humildes são inerentemente eficazes?

R: não; a humildade é apenas um componente da liderança eficaz. Por exemplo, líderes eficazes também devem ser inteligentes e competentes.

P: Todos os líderes eficazes são inerentemente humildes?

R: Líderes eficazes geralmente se mostram humildes, mas nem sempre. Alguns líderes eficazes podem ter níveis baixos a moderados de humildade e compensar de outras maneiras. Outros líderes com pouca humildade podem ser eficazes a curto prazo, mas não necessariamente a longo prazo.

Q: O carisma é sempre ruim?

R: Não. Existem dois tipos de carisma: personalizados e socializados. Líderes carismáticos socializados genuinamente se preocupam com seus seguidores e os capacitam a cumprir sua visão. Em contraste, os líderes carismáticos personalizados são exploradores em relação aos seguidores e recorrem a meios de autoridade para realizar sua visão.

P: A humildade e o carisma são opostos um ao outro?

R: não; humildade e carisma não são opostos. Eles são, no entanto, independentes um do outro. Em geral, os indivíduos humildes tendem a ser mais baixos no carisma personalizado e maior no carisma socializado.

P: O carisma e o narcisismo são a mesma coisa?

R: Não. Os carismáticos personalizados tendem a ser narcisistas, mas o carisma e o narcisismo personalizados não são idênticos. Por exemplo, os líderes carismáticos (socializados e personalizados) são apaixonados e visionários, enquanto os narcisistas podem ou não possuir essas características.