Mentoria: alternativa para desenvolver os Millenials
Multiethnic Group of People Social Networking at Cafe

Os Millennials – ou Geração Y – já tomaram conta do mercado de trabalho. Tanto líderes quanto liderados hoje são os nascidos na geração de 80 e já convivem com alguns da Geração Z, que nasceram após 1995.

São, em geral, pessoas com necessidades e pensamentos totalmente diferentes, tendo em vista a intimidade com a tecnologia e todas as transformações que ocorreram. Por isso, empesas precisaram se adaptar, tanto para conseguir obter os melhores resultados frente a esses novos perfis, aprimorar os métodos de aprendizado ou fazer a retenção de talentos. Veja três maneiras de desenvolver os Millennials:

Acompanhe o ritmo. Uma característica marcante dos Millennials é a impaciência. Ainda que muitos da Geração X acabem rotulando seus sucessores de mimados, essa “pressa” pode ser usada como força propulsora muitas vezes.

Acelerar alguns processos e buscar soluções mais rapidamente pode ser uma forma de trabalhar além, melhorando performances como um todo. Até porque, para manter bons colaboradores Millennials, é preciso corresponder a esse dinamismo inerente a quem já cresceu fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, pelo advento das formas de acesso multifacetadas à informação.

Imponha limites. Mas, não basta corresponder a essa correria. É preciso incluir os limites necessários para que se tenha um desenvolvimento consistente. Ao criar um plano de mentoria para que essas pessoas possam ter o melhor aproveitamento possível, é preciso pontuar sobre os objetivos e metas e traçar um plano detalhado do passo a passo para conseguir.

Mostrar que talvez uma alta velocidade possa aumentar os efeitos de um tropeço. Observar com eles que é preciso antever os desafios e estar preparado para isso. Sem contar que às vezes ir mais devagar nos permite “saborear” algumas coisas que não seriam possíveis de outro modo.

Mas, isso não significa estagnar, pelo contrário: o melhor a fazer é unir toda esse fome a uma estratégia bem estruturada. Assim, a vontade e determinação de estar sempre à frente terá sempre todas as chances para ser algo concretizado.

Proporcione benefícios. Traçar um plano de carreira, ter uma estratégia de premiações contínuas conforme objetivos sejam alcançados, criar um programa de mentoria enfatizando benefícios envolvidos. São formas de atrair a atenção dos Millennials para algo que realmente acrescentará a eles informação e trará diversas vantagens, tanto pessoal quanto profissionalmente. Essa geração busca satisfação como um todo, por isso demonstrar que a proposta contempla esse tipo de necessidade básica, promoverá um clima altamente participativo e engajado.

Dessa forma, é possível criar um programa de mentoria que envolva a Geração Millennials, alcançando uma alta performance. Uma forma de melhorar ainda mais e gerir de forma efetiva os processos, é envolver outras gerações no programa, dando a chance de uma troca saudável de informações, onde todos saem ganhando.