Como os chefes querem ser vistos? Embora muitos desejem que seus funcionários os enxerguem como mentores, outros preferem ser vistos como amigos, de acordo com um novo estudo realizado pela Addison Group.

No geral, 63% dos gerentes esperam ser vistos como mentores, enquanto que mais de 30% gostariam de ser percebidos como professores, coaches e instrutores.

No entanto, os chefes mais jovens – aqueles que pertencem à geração Y – estão procurando por um relacionamento mais próximo da amizade. Essa geração é a que mais busca ser vista, por seus subordinados, como a figura de melhor amigo, comparado com gerações anteriores.

Não importa como eles sejam vistos, a geração Y anseia estar no comando. Mais de 80% dos trabalhadores dessa faixa etária já mostrou algum interesse em assumir alguma posição de liderança, comparado com 57% dos trabalhadores de outras faixas etárias.

O problema para esses jovens profissionais é encontrar uma posição de comando onde eles se sintam confortáveis. O estudo revelou que 76% dos “Millennials”, como também são conhecidos, ficam hesitantes em liderar um colega que é mais velho que ele, já que o ambiente de trabalho ainda é bastante povoado por outras gerações, como as do “baby boomers e da geração X.

No entanto, quando se trata de definir o que os empregados estão procurando em um chefe, idade não é a maior preocupação. A grande maioria dos trabalhadores buscam qualidades mais importantes em uma liderança como a habilidade para dar feedbacks honestos e a confiança de seus líderes. Muitos notam que um chefe ideal consegue separar um tempo para ouvir seus funcionários, é colaborativo e tem experiência na área de atuação.

Para atrair novos candidatos em uma organização e reter os talentos que já estão dentro dela, os empregadores precisam criar um ambiente de trabalho que estimule o desenvolvimento de carreira e a colaboração. Ainda de acordo com o estudo, quase 30% de todos os trabalhadores reconhecem que seu crescimento profissional se deve à influência recebida por seu líder. É essencial, portanto, que os próprios líderes sejam treinados para alavancar a carreira de outros.

Com Business News Daily