Melhore seus planejamentos diários

Um dos problemas comuns a pessoas perfeccionistas é a dificuldade em planejar suas atividades diárias mantendo abertura para o inesperado. Ao planejar em excesso, essas pessoas podem se tornar neuróticas e estressadas, fazendo com que até se arrependam de terem se planejado.

Algumas pessoas não entendem o papel da espontaneidade nos planejamentos diários e, em vez de abraçar as mudanças como parte do processo, se irritam quando algo não sai exatamente como planejado. Além de causar estresse a si mesmo, o indivíduo que planeja em excesso ainda estressa os outros, pois costuma se recusar a seguir em frente caso o tempo para realizar uma tarefa seja inferior ao reservado a ela inicialmente.

Confira algumas alternativas para ter uma abordagem mais relaxada e planejar seu dia de maneira eficiente, sem se fechar para o inesperado:

O que importa é a intenção

Assim como em um plano de voo, ao planejar algo, existe uma decisão maior sobre qual é o ponto final onde queremos chegar e quais são os passos necessários para isso. Os resultados de um planejamento são melhores quando existe uma “rota do dia” traçada. Assim, se algo surgir no caminho e houver o desejo de desistir do planejamento, lembre-se de que seu plano ajudou a estabelecer uma trajetória inicial e eventualmente você deve chegar ao seu ponto final, mesmo modificando seu curso.

Não perca tempo obcecado pelo plano perfeito

Não existe plano perfeito e, ainda que existisse essa possibilidade, é impossível prever o que pode acontecer inesperadamente durante o dia. O objetivo do planejamento diário é obter um certo nível de clareza, assim é possível focar a atenção necessárias às tarefas, estabelecer prioridades e avaliar oportunidades.

Considere o planejamento um mapa

Os planejamentos servem para dar um senso de direção e uma visão mais ampla dos caminhos possíveis para se atingir um objetivo. Depois de um evento inesperado, cheque seu planejamento e, se necessário, altere itens no seu calendário ou reordene sua lista de afazeres para dar mais clareza ao que virá em seguida.

Espere o inesperado

Uma das maiores habilidades do planejamento é que ele permite responder ao inesperado sem um estresse massivo. Quando planejamos corretamente, ficamos a frente dos deadlines. Isso significa que, quando algo acontece e ocasiona uma mudança de planos, é possível ainda cumprir com os objetivos, pois planejamos uma margem. Quando não planejamos, acabamos andando muito perto do limite e qualquer pequena situação pode ser um problema.