fones de ouvido no trabalho

Muitos de nós desenvolvemos o hábito de ouvir música (podcasts ou notícias, etc.) no trabalho por uma variedade de razões (especialmente para produtividade – aproveitar o tempo para fazer duas ou mais coisas).

Na verdade, um estudo com mais de 800 pessoas concluído em julho pelo AVSForum.com (grupo de especialistas em audiovisual) diz que 72% das pessoas que trabalham em “open offices” usam fones de ouvido às vezes, em comparação, apenas 66% dos entrevistados que trabalham em baias fechadas fazem o mesmo.

Enquanto você provavelmente nem pensa nisso antes de colocar os fones de ouvido, outras pessoas estão pensando certas coisas sobre quando você se isola com fones.

Na maior parte do tempo, você provavelmente está enviando a mensagem exata que deseja: “Deixe-me a sós”. Mas também há percepções não intencionais sendo criadas. Quando os funcionários do estudo foram questionados sobre a impressão que os colegas de trabalho transmitem quando usam fones de ouvido, aqui estão as respostas:

Quer ficar sozinho: 27%

Focado: 22%

Ocupado: 17%

Ama música / qualidade musical: 16%

Rude / pretensioso: 9%

Curiosamente, a percepção de ser pretensioso triplicou quando colegas de trabalho usavam fones de ouvido intra-auriculares (como os AirPods). E o número rude certamente dispararia se você fosse pego usando os fones de ouvido em uma tentativa secreta de ouvir as conversas de outras pessoas, que mais de 33% dos entrevistados admitiram ter feito.

No total, dois terços dos seus colegas concluem que você está ocupado, tentando se concentrar, e quer ficar sozinho quando usa fones de ouvido. Se você pode viver com alguém vendo seus fones de ouvido como pretensiosos, vale a pena porque o estudo mostrou (como seria de se esperar) que as pessoas que escolhem usar fones de ouvido no trabalho se consideram mais produtivas.

Caso você não consiga conviver com alguém que o vê como pretensioso, aqui estão outras duas maneiras de garantir que você seja deixado em paz para que possa trabalhar. Veja:

  1. Seja claro que você não pode falar agora, e claro quando puder.

Nunca é fácil afastar alguém sem se sentir um idiota, mas achei útil oferecer uma alternativa. É a mesma ideia de quando você não quer dizer “não” a um pedido de um chefe, então você dá a eles um “não” qualificado (“Eu não posso fazer isso, mas aqui está outra maneira / outra pessoa”) quem poderia ajudá-lo “). Diga que você não pode falar agora, mas diga quando poderá.

  1. Deixe claro os horários em que você estará concentrado em alguma atividade específica.

Deixe claro para o time em quais momentos você estará concentrado em uma atividade específica. Assim as pessoas vão entender que os horários “com fone” são os momentos de máxima concentração.

Com essas regras simples, é possível conviver harmoniosamente com seus colegas, mantendo um bom relacionamento e nível de atenção social, com os fones de ouvido.