Nos últimos anos, aumentaram os estudos relacionados aos limites de nossas energias no sentido de tomar decisões. Acontece que a qualidade de nossas decisões começa a se desgastar ao longo do dia, na medida em que nossa disposição vai se esgotando.

Essa constatação afeta diretamente os gestores de todos os tipos e setores organizacionais. Da mesma forma que uma pessoa está propensa a sucumbir à pizza e sorvete depois de um dia desgastante de pensamentos voltados para a saúde, ela também estará suscetível a tomar decisões gerenciais ruins após um dia exaustivo que envolva centenas de julgamentos triviais.

A quantidade de decisões que não são críticas para o seu cotidiano deve ser reduzida; desse modo, você libera o seu cérebro para que possa tomar decisões e processar pensamentos mais importantes. Nesse sentido, muitos gestores fracassam em perceber que limitar as decisões não é o mesmo que limitar o gasto do tempo ou dos recursos financeiros.

Muitos poderão se perguntar “Por que eu deveria delegar decisões que poderia tomar em dez minutos? ”. A resposta é que esses dez minutos de trabalho podem ter custado o valor equivalente a uma hora dos seus recursos mentais. O tempo que leva para o nosso cérebro trocar entre várias tarefas pode ser enorme quando estamos processando pensamentos complexos e que demandam concentração.

Limitar as suas decisões diárias não implica apenas em delegar uma grande quantidade de questões gerenciais, mas também abrir mão de todos os pequenos pensamentos que surgem durante o dia e acabam “sequestrando” a sua mente. Um ótimo exemplo de como isso ocorre é lembrar da atitude de Steve Jobs em relação ao seu vestuário. Jobs utilizava o mesmo tipo de roupa todos os dias. Ele fazia isso para que não precisasse perder tempo pensando sobre o que deveria vestir.

Gestores de todos os segmentos devem sempre refletir sobre o peso mental das tarefas que executam ao determinar quais devem ser delegadas. Quando você organiza o que é prioritário e separa tempo para o que realmente importa, permite criar oportunidades mais claras de crescimento e aprimoramento profissional.

Com Entrepreneur