Com tantas pesquisas destacando o papel crítico dos gestores nos níveis de engajamento dos funcionários, é hora de procurarmos quais são os fatores que tornam líderes engajadores.

Veja algumas dicas de como evitar selecionar líderes ruins:

Líderes precisam se certificar de que estão avaliando as pessoas da maneira certa

A indústria de avaliações de personalidade tem sido bastante usada para uma abordagem baseada em pontos fortes. Esse tipo de avaliação diz às pessoas no que elas são boas e ajuda a ressaltar suas boas características para melhorar seu desempenho.

Embora não seja uma abordagem ruim, é preciso muito mais: os líderes precisam ajudar os funcionários a entender em quais aspectos eles não estão bem e o porquê. Além disso, também precisam auxiliar os funcionários a enxergarem aspectos de sua personalidade considerados pontos fortes hoje, mas que, mais tarde podem ser um problema, principalmente para possíveis cargos de liderança.

O importante é usar uma ferramenta que o ajude como líder e como profissional de Recursos Humanos, que chegue ao fundo da questão de uma maneira válida, certificando-se de que está avaliando as pessoas da maneira certa.

Em segundo lugar, é crucial entender o que faz de um indivíduo, um líder bem-sucedido

Nesse caso, o sucesso de um líder significa que ele é capaz de gerar times de alta performance e não que tem capacidade de ser promovido. Por isso, é preciso ser bastante cauteloso com aqueles que são ótimos em se promover na empresa sem gerar resultados tangíveis.

Certifique-se de que entende a maneira como os avalia e garanta que sua avaliação seja baseada na maneira como eles geram desempenho em sua empresa e constroem perfis de sucesso ao seu redor.

Finalmente, certifique-se de que está incorporando o conjunto completo de métricas ao avaliar pessoas

Competências e caráter determinam a habilidade de gerar resultados, a maneira como o profissional se comporta no trabalho, como obtém esses resultados e seus valores.

Não se trata apenas de ter alguém capaz de fazer um trabalho bom do ponto de vista de resultados para o negócio, mas também da maneira como se comportam e como engajam os outros. As pessoas que podem fazer tudo isso são bons líderes. Por isso, é importante buscar não enfatizar qualquer ponto particular.

Com Human Resources Online