Um dos maiores desafios para os líderes é como reagir aos seus erros. Estudos recentes apontam que, ao tomar decisões erradas e receber feedback pelos seus erros, as pessoas tendem a reagir de duas maneiras, emitindo um alerta ou se fechando.

Para algumas pessoas, os erros acendem um “alerta” no cérebro. O indivíduo então se atenta para encontrar soluções e consertar o problema. Esses profissionais serão mais prudentes na próxima decisão e, além de aprender com os erros, melhoram a performance.

Por outro lado, nem todos reagem assim e se fecham. Alguns indivíduos encaram o erro como uma ameaça. Isso gera ansiedade e induz o instinto de defesa do ego. Para não se sentirem mal, essas pessoas ignoram o feedback tentando esquecê-lo, negá-lo ou ridicularizá-lo. Como resultado, esses indivíduos não aprendem com seus erros e passam a buscar um feedback positivo.

As pessoas querem se sentir bem com elas mesmas, por isso, frequentemente procuram feedbacks que sejam condizentes com sua autoimagem. O nome desse fenômeno é viés de confirmação. Isso, no entanto, é um empecilho na hora de evitar os erros.

Quem tende a acreditar mais no seu julgamento, à medida que ganha mais experiência, também tem dificuldade para aprender com os erros.

Como um líder pode aprender com os erros

A liderança deve abraçar os erros como oportunidades para melhorar, aprender e melhorar sua performance. As pessoas em geral não deveriam confiar demais apenas em seu julgamento e sua experiência, reconhecendo que algumas questões são complexas e que, por isso, sempre há algo a aprender.

Além disso é preciso admitir seus erros rapidamente ao descobri-los e não esperar que os outros descubram e levem-nos a níveis superiores.

Em grupo, os líderes precisam se perguntar: “o que aprendemos como grupo? O erro poderia ter sido evitado? Como? O que deixei de ouvir?”. Se é o seu time, é o seu erro. Os líderes devem se responsabilizar, mesmo que não tenham contribuído com as decisões tomadas e que acabaram por se mostrar equivocadas. Gestores que assumem a responsabilidade são admirados pela equipe.

Com Country Guide