Como profissionais de sucesso definem metas de carreira

Não existe uma única resposta para a questão de como profissionais de sucesso alcançam o sucesso. Nem mesmo pesquisadores que dedicaram sua vida a estudar essas pessoas têm uma única resposta para isso. São espertos ou têm mais sorte? Provavelmente nenhum dos dois. A conclusão mais próxima é que profissionais de sucesso, além de serem muito inteligentes e aproveitarem oportunidades, definem com clareza suas metas de carreira.

Profissionais de sucesso utilizam um método para definir seus objetivos de carreira. Ele começa com a definição do significado de sucesso para eles e, em seguida, o desenvolvimento de um “mapa” com o caminho para conquistar cada meta. É bastante trabalhoso, mas, no final, os resultados são compensadores.

O mais importante nesse processo é saber aonde se quer chegar. Se em seu processo, você tem claramente definido seu maior objetivo profissional, já pode começar a estabelecer metas que, a um passo de cada vez, e com bastante persistência, o levarão ao sucesso. Acompanhe a seguir algumas dicas para definir suas metas de carreira:

Seja realista

Para começar, é preciso estar com os pés no chão e definir metas que sejam possíveis de se alcançar. É importante ter metas definidas de uma forma que você possa avaliar seu progresso e que indiquem possíveis mudanças de estratégia necessárias para conquistar os objetivos.

Isso não significa que o seu planejamento de carreira não deva incluir desafios. Pelo contrário, ter os pés no chão não é o mesmo que escolher metas mais fáceis de serem atingidas, até porque metas fáceis não vão levar você ao topo. Você deve acreditar no seu potencial e desafiar-se a fazer mais.

Tenha seus objetivos por escrito

Um bom planejamento não deve ficar armazenado apenas na sua cabeça. Segundo um estudo da Dominican University, pessoas que colocam seus objetivos no papel têm maiores chances de atingi-los. E não é apenas algo supersticioso. De fato, escrever seus planos de carreira faz com que você avalie de forma mais concreta o caminho que terá de percorrer para chegar ao sucesso e, com isso, definir as metas certas para isso.

Compartilhe seu plano com outras pessoas

Falar com alguém sobre seu planejamento de carreira pode ser bastante positivo. Ouvir a opinião de pessoas que você confia o(a) ajuda a analisar melhor as coisas e é sempre bom ter a opinião de quem está vendo do lado de fora. Além disso, quando você compartilha seus objetivos e não os segue há um leve sentimento de desapontamento. Isso, de certa forma, acaba sendo motivador para não querer “decepcionar” os outros.

Visualize o sucesso

Visualizar o sucesso não se trata da lei da atração ou coisas parecidas. Quando você se imagina no lugar onde quer chegar e vê todos os benefícios que isso irá proporcionar, não só para sua carreira, mas, também, para a sua vida pessoal, é como se suas energias fossem recarregadas e a sua motivação para conquistar as metas sejam maiores. No esporte, muitos psicólogos dizem aos atletas de alto nível para se imaginarem quebrando recordes, conquistando medalhas de ouro etc, pois isso é um dos maiores motivadores que existem.

Conheça o Relatório Hogan Carreira, capaz de descrever pontos fracos e fortes de um profissional e o Relatório Hogan Compass que trata dos motivadores que contribuem para dar direcionamento ao desenvolvimento em sua carreira.