Como os líderes impulsionam a inovação
Businessman Holding Balloon in Field of Balloons

As empresas cada dia mais precisam corresponder à velocidade exigida pelo mercado em termos de lançamentos inovadores. Para isso, monta programas de treinamento, que estimulam seus colaboradores a terem novas ideias e serem proativos. Contudo, vemos muitos líderes que ainda estão agarrados a preconceitos organizacionais ou apresentam dificuldades em aceitar uma mudança significativa, mesmo que se tenha chances de sucesso.

Veja como impulsionar a inovação na sua empresa:

  • Dê tempo para seus colaboradores experimentarem

Como ter ideias inovadoras sempre fazendo a mesma coisa? Por isso, permita que seus colaboradores tenham um tempo semanal separado para a inovação: cursos, passar algum horário em outro setor, conhecer projetos fora de seus postos de trabalho, leituras ou ter contato com outros tipos de problemas.

  • Ouvir pessoas que não gostam de você

Esteja atento àquelas pessoas que não vão muito com sua cara ou estimule os colaboradores a não descartarem ideias que venham de “desafetos”. Se há uma oposição, muitas vezes é porque se trata de um indivíduo bem diferente, o que poderá contribuir com ideias igualmente diferentes das suas. E isso é um passo para inovação: ter contato com algo que você nunca teria pensado.

  • Utilizar o “E se…”

Além de não dizer “nãos categóricos”, o “E se não der certo isso…” / “E se fizermos de tal maneira…” pode estimular tanto a criatividade quanto a autoconfiança. Por isso, sempre demonstre abertura para o que todos têm a dizer, inserindo no contexto as ideias e pontuando de forma clara e transparente o que pode ser concretizado.

  • Incentive a interação com os clientes

Observar o comportamento de clientes ou usuários pode ser o pulo do gato para conhecer o melhor caminho da inovação de sucesso. Mais que isso, pode ser um celeiro de ideias perfeito, promovendo diversos insights. Nesse sentido, é preciso estimular o relacionamento com o cliente e os prospects, o que nada tem a ver com leitura de relatórios de pesquisa de mercado ou resultados de questionários. É por meio de uma interação com os clientes que será possível medir resultados e buscar novas ideias.