Já trabalhou para um líder que deixou uma impressão tão positiva na sua vida, que você ainda conta aos outros sobre isso?

Se você já experimentou esse tipo de liderança, provavelmente, a razão pela qual você se lembra dessa pessoa é tão vividamente por causa de como ele fez você se sentir. As pessoas tendem a esquecer que a liderança não é apenas uma questão de habilidade cognitiva (inteligência); é uma questão, também, de inteligência emocional.

A jornada em direção à liderança nunca é fácil. E o ponto de partida para esta jornada inclui enfrentar algumas verdades difíceis sobre o que realmente define o sucesso da liderança. Veja seis verdades difíceis sobre a liderança, e que definem o seu sucesso como líder:

  1. Você não pode se chamar de líder se não se comunicar como um.

Muitos líderes têm uma imensa dificuldade em se comunicar de maneira a inspirar, motivar e incluir outros nas decisões que beneficiarão a equipe.

A comunicação eficaz não é apenas saber falar; muitas vezes, ainda mais importante é ouvir ativa e intuitivamente a história da outra pessoa, fazer perguntas, e captar seu significado e compreensão.

  1. Você não pode se considerar um líder se não operar com integridade.

Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, ofereceu alguns conselhos sólidos para evitar que as organizações cometessem erros cruciais no processo de contratação. Ele disse:

“Nós procuramos por três coisas quando contratamos pessoas. Buscamos inteligência, iniciativa ou energia, e buscamos a integridade. E se as pessoas não têm integridade, os dois primeiros te matarão, porque se você vai contratar alguém sem integridade, você não quer que ela seja ativa na organização”.

O auge do caráter de uma pessoa é sua integridade. Isso deve ser explorado com mais profundidade como um valor não negociável, mas é frequentemente ignorado nas decisões que as empresas tomam ao contratar para cargos de liderança.

  1. Você não pode se chamar de líder se não estiver impactando a vida das pessoas.

Faça a si mesmo esta pergunta: eu tive impacto em alguém hoje?

Os melhores líderes das empresas mais desejadas do planeta têm um compromisso sincero de mudar a vida das pessoas. A pergunta acima tem que ser um lembrete constante que irá ajudá-lo a se apropriar de ser o melhor líder que você pode ser para as pessoas sob sua liderança.

  1. Você não pode se considerar um líder se é tudo sobre você.

Liderança é sobre o altruísmo. Em última análise, é colocar os interesses dos seguidores à frente dos seus — isso gera uma vantagem competitiva sem precedentes.

Para aumentar o impacto e influência como um líder, você deve se lembrar que a liderança é sobre como fazer as pessoas ao seu redor serem uma versão melhor de si mesmas. Para avaliar se você tem essa postura, basta fazer a si mesmo essa pergunta: o que eu estou fazendo todos os dias para melhorar a vida de um funcionário no local de trabalho?

  1. Você não pode se considerar um líder se não for humilde.

Larry Bossidy, ex-CEO da Honeywell e autor do livro Execution: The Discipline of Getting Things Done, explica como a humildade traz resultados e faz de você um líder mais eficaz:

“Quanto mais você pode conter seu ego, mais realista você é sobre seus problemas. Você aprende a ouvir, e admite que não sabe todas as respostas. Seu orgulho não atrapalha a obtenção das informações que você precisa obter os melhores resultados. Não impede que você compartilhe o crédito que precisa ser compartilhado. A humildade permite que você reconheça seus erros.”