Muitos especialistas defendem que as emoções devam ter uma influência cada vez menor no processo de tomada de decisão no ambiente de trabalho. No entanto, aprendendo a compreendê-las, elas podem se tornar grandes aliadas, funcionando como guias.

Entre os maiores problemas causados pelas emoções no processo de tomadas de decisão é que, sob sua influência, tomamos decisões rápidas, sem entender o porquê. Geralmente, tomamos decisões na base da emoção e depois criamos razões racionais para justificá-la, principalmente quando dão errado. Além disso, a intensidade das emoções pode ofuscar um pensamento mais racional quando necessário.

Usando as emoções a seu favor

Uma das maneiras de usar as emoções a seu favor é estar consciente delas. Muitas pessoas têm dificuldade para identificar suas emoções, tendendo a classificá-las em categorias genéricas como “boas” ou “más”. Reconhecer uma emoção corretamente pode ser uma tarefa difícil. Raiva e frustração, por exemplo, são bastante similares, mas cada uma tem uma causa distinta.

Uma pessoa que tem procurado emprego há bastante tempo e ido a muitas entrevistas de emprego, sem sucesso, pode se sentir com raiva ao se ver injustiçado – “outras pessoas encontram emprego mais facilmente que eu, isso é injusto” –, mas também podem se sentir frustradas simplesmente por não conseguirem atingir um objetivo – “não importa o que eu faça, não consigo um emprego”.

Nesse caso, identificar a emoção corretamente pode ajudar a resolver o problema. Se é raiva, devido a se sentir injustiçado, o indivíduo precisa reexaminar suas crenças sobre justiça no mercado de trabalho, um caminho bem diferente de se sentir apenas frustrado.

Outro aspecto importante é reconhecer a intensidade das emoções. Uma maneira útil é classificando-as em uma escala de zero a dez. Frequentemente pensamos nas emoções como um problema apenas quando estão em excesso, mas a falta delas também é problemática.

A ansiedade, por exemplo, significa um sinal de alerta. Ninguém quer estar com a ansiedade em um grau elevado durante um discurso em uma reunião, mas estar com ansiedade zero ao dirigir durante uma tempestade em uma rodovia também pode ser um problema.

Quando a emoção é identificada e medida apropriadamente é possível tomar decisões racionais mais complexas e agir apropriadamente. Tornar-se consciente de suas emoções também ajuda a diminuir o viés emocional das decisões, possibilitando o uso da inteligência emocional para ajudar a usar as emoções para aumentar a produtividade no trabalho.

Com Huffington Post